ASASTEL junto com os seus Associados - Assistidos do PBD da Telos

Na Luta pelo Respeito e Dignidade na Mudança do Plano de Saúde Bradesco para a Seguros Unimed.

ASASTEL junto com os seus Associados - Assistidos do PBD da Telos

Introdução

No dia 12 de fevereiro de 2025, a ASASTEL realizou em seu auditório uma Live para discutir as ações a serem implementadas, após a resposta da CLARO às demandas apresentadas pela Associação, referentes à mudança do plano de saúde Bradesco para a Seguros Unimed.

 

A Live

A Live

Com transmissão ao vivo, a Live contou de dezenas de Associados presentes em sua sede e virtualmente, com relatos importantes sobre a deficiência no atendimento aos beneficiários, em diversas localidades, principalmente no Rio de Janeiro e Adjacências.

 

A Live

O que foi discutido

Foram discutidas as respostas da CLARO às principais demandas apresentadas pela ASASTEL, com base na audiência pública realizadas no dia 16 de janeiro de 2025, que foram as seguintes:

  1. Prorrogação da data da migração por 60 dias.
    A CLARO manteve a data da vigência do plano do Seguros Unimed em 01 de fevereiro de 2025.
    Entretanto, prorrogou o contrato do plano Bradesco até o dia 28 de fevereiro de 2025, para que os beneficiários concluam os eventos que estão em andamento por este plano, e se adaptem ao novo plano do Seguros Unimed.

     
  2. Inclusão de hospitais e clínicas com alta procura. 
    A CLARO informou que, neste momento, não há a possibilidade de incluir nenhum prestador de serviços, tendo em vista que o plano é padrão, e qualquer modificação dependerá de muita negociação, e demandará tempo para que a modificação ocorra.

     
  3. Atendimento individual e personalizado aos beneficiários em tratamento contínuo/intensivo.
    A CLARO informou que os casos já identificados (149), e outros que surgirem durante a transição, serão tratados individualmente, por uma equipe especialmente designada para esse fim.

Opinião dos presentes

Opinião dos presentes

Para os presentes à Live, a resposta da CLARO não atende as demandas dos beneficiários, pois a prorrogação do prazo do contrato Bradesco até o dia 28/02/2025, é muito pouco tempo para uma adaptação segura ao novo plano, tendo em vista que há muita divergência entre os prestadores de serviços constantes na rede credenciada, e a realidade encontrada por ocasião da busca por atendimento, quando a grande maioria afirma que não atende a nenhum plano da Seguros Unimed, e quando atende, a cobertura é muito precária.

Opinião dos presentes

Outro ponto importante

Outro ponto importante discutido foi a morosidade da equipe constituída pela CLARO para contatar os beneficiários em tratamento contínuo e intensivo, tendo em vista que a grande maioria não foi contatada.
 

Foi discutida, também, a dificuldade encontrada pelos beneficiários na busca por prestadores de serviços na relação constante da rede credenciada, tendo em vista não ser amigável a pesquisa.
 

Por fim, foi discutido o ponto mais relevante e preocupante da mudança de plano: a degradação da rede credenciada. Muitos hospitais e clinicas com maior procura pelos beneficiários, que constavam no plano Bradesco, não constam no Seguros Unimed, sendo o mais relevante, o Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro.
 

Diante da constatação de que ainda há muito a ser ajustado, os Associados apresentaram várias sugestões de ações para serem implementadas, inclusive a via judicial, com o objetivo de preservar o direito dos beneficiários a uma assistência médica digna e sem sobressaltos. 


A ASASTEL, dentro do seu dever estatutário de lutar na defesa dos direitos dos seus Associados, se comprometeu a usar TODOS os meios possíveis para que a mudança do plano Bradesco para a Seguros Unimed, não traga NENHUM prejuízo aos beneficiários.

Reunião de Emergência

A ASASTEL está solicitando à CLARO uma reunião de emergência para tratar das seguintes demandas:

  1. prorrogação do plano de saúde Bradesco por mais 60 dias.
  2. disponibilizar a rede credenciada de uma maneira amigável e de fácil consulta.
  3. incluir, imediatamente, os hospitais e clínicas constantes do plano Bradesco, com alta procura pelos beneficiários.
  4. aumentar a equipe de migração, para dar rápida resposta aos questionamentos dos beneficiários.
  5. tratar com rapidez os casos individuais de urgência.
  6. informar a situação dos beneficiários que estão em tratamento contínuo e intensivo, e quantos casos já foram resolvidos

 

O que faremos

Após a reunião com a CLARO para tratar das demandas acima, a ASASTEL encaminhará as ações que se fizerem necessárias, informando aos seus Associados.

 

Vídeo da Live

Quer assistir à gravação da Live?

Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=aZM7S0GDv9U