ASASTEL


     


PROGRAMA REDE DE APOIO ASASTEL

Objetivo

Conforme já havíamos antecipado, a Associação está lançando o Programa Rede de Apoio ASASTEL, que tem por objetivo o apoio solidário aos Associados que residem sozinhos, ou então, casais idosos com independência reduzida.

Equilíbrio debilitado, inadequado ambiente familiar, incontinência e sedentarismo são alguns fatores de risco responsáveis por acidentes com idosos, que, por estarem sozinhos em casa, ficam impossibilitados de acessarem emergência médica.
O isolamento dos idosos é um fenômeno resultado de uma característica das sociedades modernas, de famílias com número reduzido de pessoas, fazendo com que os filhos únicos não tenham com quem dividir a responsabilidade do cuidado com seus pais.


Característica

A principal característica de nossa Rede de Apoio é a de ser um programa de mão dupla, visto que pretende estimular, entre os demais associados, o Trabalho Voluntário, que é, segundo teoria efetivamente comprovada, “um importante aliado no aumento da autoestima, na redução da ansiedade e estresse e o sentimento de uma vida mais produtiva e menos artificial.”

É importante que saibam que a ASASTEL manterá total sigilo em relação ao nome dos Associados que se inscreverem no Programa.


Funcionamento

Para cada Associado que se inscrever no Programa Rede de Apoio, haverá um grupo de voluntários apoiadores, formado por 2 (dois) ou 3 (três) Associados, que manterão discreto monitoramento diário em relação ao mesmo.

O monitoramento sugerido é o de contato via grupo whatsapp (exclusivo para este fim), com a intenção de avaliar diariamente se o Associado/Participante está bem ou precisando de algum tipo de apoio.

Identificado qualquer problema com o Associado, o grupo deverá adotar uma das ações previstas no Projeto, que, dentre outras, poderá ser:
Contato com familiares ou pessoas próximas (vizinhos, porteiros etc);
Contato com emergência do plano de saúde do Associado;
Contato presencial com o Associado (com despesas reembolsadas pela ASASTEL).


Como Participar

Se você é um Associado que reside sozinho e gostaria de contar com esse apoio por parte dos colegas, entre em contato com a ASASTEL, sendo necessário o preenchimento de um formulário onde constarão todas as informações necessárias para o seu grupo de apoio.

O voluntário interessado em participar como apoiador deverá também preencher o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário e receberá instruções sobre como proceder em situações em que o apoio do grupo se fizer necessário.

A formação do grupo de apoio obedecerá, dentro do possível, a critérios tais como amizade prévia, afinidade ou proximidade residencial.


Indique Associados

A ASASTEL não tem como identificar todos os alvos deste programa, por isso, se você conhece algum Associado que resida sozinho ou com formação familiar de casal tendo independência limitada, entre em contato com a ASASTEL pelo telefone (21) 2283 3070 e fale com nossa Assistente Social Janaina, ou então, com a Gerente Geral da ASASTEL Sylvia Baptista, que se encarregarão de formalizar o convite e demais providências.


Colabore e auxilie a ASASTEL ajudar a quem precisa!
Por Eudete da Silva Pereira
Diretora de Seguridade da ASASTEL

Endereço: Av. Pres. Vargas, 290 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-060
Telefone: 55 21 2283-3070
E-mail: asastel@asastel.org.br