ASASTEL


     


PAG


No ano de 2008 a ASASTEL implantou o Programa de Acompanhamento Global (PAG - ASASTEL), com o intuito de motivar seus associados para o autocuidado, por meio de orientações e ações preventivas que viesse ampliar a conscientização de caminhos saudáveis para um envelhecimento ativo, de modo a que a pessoa idosa mantivesse preservadas sua autonomia e independência.
O PAG-ASASTEL realiza Atividades Individuais e Ações Coletivas.

As Atividades Individuais se desenvolvem através de visita domiciliar e monitoramento telefônico.

A visita domiciliar permite o diagnóstico da situação biopsicossocial em que vive o associado/cônjuge e propicia orientações sobre autocuidado, bem como alternativas que viabilizem um envelhecimento qualitativamente satisfatório.

Já o monitoramento telefônico acompanha os processos que envolvem o envelhecimento, ajuda no fortalecimento do vínculo para o autocuidado e identifica situações que indiquem uma ação do programa.

As Ações Coletivas fornecem informações relativas a um envelhecimento saudável e ativo e buscam ampliar as relações interpessoais para evitar o isolamento social.

Listamos, abaixo, algumas Ações Coletivas já realizadas pelo PAG-ASASTEL:

Semana da Saúde (Ano de 2012):

Aferição de pressão arterial e de glicose;
Avaliação física;
Massoterapia;
Estética Facial;
Estética Capilar.


Palestras:

Ano de 2013 - Alimentação Saudável (substitutos do sal nos alimentos);
Ano de 2013 - Sexualidade na 3ª Idade;
Ano de 2014/2015 - Prevenção de Quedas, Segurança Viária (Rio, Brasília, Belo Horizonte, Belém e Recife);
Ano de 2016 - Fitness Cerebral (Rio, Brasília e Belo Horizonte);
Ano de 2017 - Importância do Treino Cognitivo On-line (Rio e Vitória).


Cafés Culturais:

Ano de 2016 - Melhor aproveitamento do Projeto de Prevenção de Déficit Cognitivo (Rio e Belo Horizonte).
Ano de 2017 - Acuidade Auditiva.


No ano de 2014/15, com o apoio da Mapfre Seguradora, o PAG-ASASTEL realizou inúmeras palestras sobre Prevenção de Quedas e Segurança Viária, tendo em vista que os transtornos causados na vida da pessoa acidentada podem ser evitados, desde que o idoso tenha algumas precauções em seu cotidiano.

Em 2016, através de parceria entre os profissionais do PAG e o médico/neurocientista Dr. Rogério Panizzutti, foi implementado o Projeto de Prevenção de Déficit Cognitivo. O projeto busca alternativas para evitar situações de comprometimento cognitivo do idoso, cujos tratamentos medicamentosos atuais, não têm obtido resultados satisfatórios.

O projeto em questão começou para 100 pessoas selecionadas entre os participantes do PAG-ASASTEL nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Atualmente, o projeto foi expandido para 200 pessoas e incluída a cidade de Vitória, além de algumas pessoas de São Paulo, Recife e Uberaba que mostraram interesse em participar.

A ASASTEL investe neste projeto, pois pesquisas neurocientíficas mostram que com o treino computadorizado em exercícios específicos há, pelo menos, um adiamento de 5 (cinco) anos para o aparecimento de déficits cognitivos no idoso, o que, por sua vez, resulta em um ganho importante para o idoso, seus familiares e a sociedade.

Entre em contato conosco, saiba mais, e participe do PAG-ASASTEL você também!

Endereço: Av. Pres. Vargas, 290 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-060
Telefone: 55 21 2283-3070
E-mail: asastel@asastel.org.br