ASASTEL

       


SETEMBRO AMARELO:
MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


Envelhecer pode ser uma fase difícil, a tão sonhada aposentadoria, muitas vezes, se transforma em tédio. Os relacionamentos diários com os amigos, a rua, as conversas, tudo muda, e pode não ser assim tão bacana como foi sonhado. Muitas vezes a pessoa não se prepara do ponto de vista social. A terceira idade é marcada, do ponto de vista existencial, pela finitude da vida, que começa com o declínio das funções físicas, sexuais e cognitivas. A morte é natural e faz parte da vida, porém, na prática, a teoria não é tão simples assim.

Muitas vezes ocorre a morte de um parceiro, as perdas e até a perda de autonomia, pois geralmente os filhos “falam” pelo idoso até mesmo em consultas médicas, os mudam de casa, afinal, já não precisam de uma casa tão grande. Será? Os filhos acabam tirando dos pais o poder de decisão.

O plano de saúde aumenta, a aposentadoria não acompanha.

Entretanto, é importante se atentar a essa avalanche de sentimentos negativos, que podem servir de gatilho para uma depressão ou para algum outro transtorno mental que costuma contribuir para comportamento suicida.

Sabemos que o isolamento social dificulta ajudar quem precisa de apoio emocional, mas usar o recurso da chamada de vídeo e outros meios online tem sido uma boa alternativa.

Onde devo buscar ajuda para prevenir o suicídio?

Procurar um psicólogo, psiquiatra ou um grupo de apoio;
CVV – Centro de Valorização da Vida www.cvv.org.br – Ligação gratuita 188;
SAMU 192 – em caso de emergência;
Corpo de Bombeiros 193 – no caso de salvamento.

Nós, na ASASTEL, possuímos profissionais para ajudá-los e melhor direcioná-los.

Conte sempre com a Associação!
Fonte: Conexão Saúde e Centro de Valorização da Vida.

Endereço: Av. Pres. Vargas, 290, 9º andar - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-060
Telefone: 55 21 2283-3070 || 0800 000 3390 (todos os DDDs, exceto RJ)
E-mail: asastel@asastel.org.br