Prefeitura do Rio de Janeiro inclui VACINA PENUMO 23 no Programa de Imunização do Idoso

Conforme amplamente divulgado, a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, através da Lei 6785/2020, incluiu a vacina Pneumocócica 23 no Programa Municipal de Imunização, passando a ser gratuita para idosos quando aplicada nas unidades básicas de saúde da rede pública municipal.

Tal vacina, pela importância para a saúde dessa parcela da população, também integra o Programa de Imunização da ASASTEL, que promove o reembolso de 50% do valor pago por seus Associados que participam da Campanha.

A ASASTEL, para melhor orientar seus Associados buscou junto à Secretaria Municipal de Saúde informações precisas sobre a disponibilidade da vacina, tendo sido informada que as unidades de saúde municipais ainda não receberam doses necessárias para atender a população agora ampliada pela Lei. Por este motivo, apenas as unidades de referência, que já dispunham da mesma, estão em condições de atender neste primeiro momento.

Diante deste quadro, o qual acreditamos ser temporário, a Diretoria da ASASTEL determinou que:

para os Associados residentes na cidade do Rio de Janeiro será mantido o reembolso na forma e percentual previsto na Campanha/2020. Ou seja, vacinação até o dia 30/11/2020 e apresentação dos respectivos comprovantes fiscais até o dia 30/12/2020;

a partir do ano de 2021, a VACINA PEUMOCÓCICA 23 será excluída da Campanha para os residentes da cidade do Rio de Janeiro, assim como para todas as demais cidades cujas autoridades passem a ofertar gratuitamente tal vacina;

a VACINA PREVENAR 13 continuará sendo subsidiada pelo Programa de Imunização da ASASTEL para todos os Associados interessados.

em conformidade com a Sociedade Brasileira de Imunização, buscaremos ampliar a cobertura prevista no referido Programa de Imunização/Campanha de Vacinação.

Clique aqui e conheça as regras para o reembolso das vacinas.