ASASTEL


     

PERGUNTAS FREQUENTES

1 - O QUE A ASASTEL FAZ POR MIM?

É a pergunta inserida, com frequência, em comentários e questionamentos de Associados (ou não). "O que eu ganho participando da ASASTEL?"; "O que a ASASTEL faz por mim?", e tantos outros que acabam recaindo nestes. Dentre as ações desenvolvidas, compatíveis com o interesse comum dos Associados podemos ressaltar:
Fórum Permanente de Debates - encontro mensal, para dar amplitude à discussão de assuntos de interesses comuns e encaminhamento de propostas às instituições com as quais a ASASTEL se relaciona. Como exemplos podem ser citados: revisão do Plano de Custeio do PBD/distribuição de superavit/extinção da contribuição; Saque Programado, rendimento das aplicações/periodicidade da revisão; propostas de otimização da PLC161/2011 (que consolida a legislação da previdência complementar), pleiteando maior participação dos assistidos na gestão dos Fundos e vários outros temas que podem ser acompanhados conhecendo a programação de cada Fórum de Debates. A ASASTEL promove regularmente a divulgação de cada Fórum, os quais ocorrem de forma sistemática a cada primeira terça-feira de cada mês.
PAG - Programa de Acompanhamento Global, que incentiva o cuidado, a preservação da saúde e a qualidade de vida
SEMEPI - Serviço de Exames Médicos Periódicos e Imunização, também voltado para a prevenção da saúde;
Inclusão e participação da ASASTEL nas redes sociais, visando maior dinamismo e rapidez na troca de informações;
Equipe de Maratonistas, Coral e atividades culturais e de lazer, todas visando a qualidade de vida.
Cada Associado recebe da ASASTEL mais do que um brinde e um cartão de aniversário. Enfatizamos que o foco principal da ASASTEL será sempre a defesa dos benefícios da previdência complementar adquiridos por seus associados. Esta é a razão primeira de sua existência.


2 - COMO SE ASSOCIAR À ASASTEL?

No site da ASASTEL, em sua página de abertura se encontra, à direita, área relacionada com a filiação à ASASTEL ("ASASTEL Filiação"). Clicando no botão "FILIAÇÃO", é acessada a página "Filiação - Solicitação de admissão como sócio ASASTEL", onde constam as instruções para acesso à Ficha de Inscrição, e seu encaminhamento à ASASTEL.
O formulário de inscrição também poderá ser solicitado pelo telefone 21-2283-3070, ramal 202. O formulário poderá ser enviado ao interessado, por email, ou por correio convencional.
Uma vez recebidos o(s) formulário(s) preenchidos os mesmos serão analisados pela Diretoria Executiva da ASASTEL e a decisão comunicada ao proponente.


3 - POR QUE CONTRIBUIR COM A ASASTEL?

Para o desenvolvimento de todas essas ações, a ASASTEL depende da contribuição de cada Associado, pois ela não desfruta de qualquer tipo de subsídio. Todas estas ações nos desafiam a fazer o máximo com os recursos de que dispomos. Imaginem quanto mais poderemos ser e fazer com uma Associação fortalecida pela participação de seus Associados, realmente engajados em cada processo. A ASASTEL só será FORTE, na medida em que seus Associados se unirem e agirem coletivamente, em prol de benefícios comuns.
Precisamos reconhecer de uma vez por todas que nosso maior desafio não é trazer novos Associados para a ASASTEL, visando aumentar receita, mas sim transformar todos os Associados em verdadeiros partícipes das ações desenvolvidas pela Associação. É hora de nos ajudarmos mutuamente percebendo o verdadeiro potencial da ASASTEL e de como poderemos mudar comportamentos e vidas, tornando-nos pessoas mais plenas, entusiastas e de atitudes positivas.


4 - QUAL A IMPORTÂNCIA DE ATUALIZAR MEU ENDEREÇO?

Manter o endereço atualizado permite que a ASASTEL mantenha contato constante e permanente com o Associado, levando as últimas informações relevantes e de interesse do Associado. Não só o endereço físico e telefone são importantes para comunicação ASASTEL-Associado, mas também o endereço eletrônico de email, o que agiliza sobremaneira a comunicação. No site da ASASTEL, na página "Fale Conosco - Serviço de Atendimento e Ouvidoria", o Associado tem a seu alcance o botão "Atualização de Cadastro", outra forma de atualização de endereço.


5 - O QUE SÃO PLANOS PBD E PCD?

Para bem conhecer os Planos de Benefícios e os Patrocinadores o Associado à ASASTEL pode consultar a página da Fundação TELOS que trata do assunto, no endereço http://www.fundacaotelos.com.br/nossos_planos.asp. Esclarecimentos adicionais ao alcance da ASASTEL poderão ser obtidos junto à Ouvidoria da ASASTEL, na sede Rio de Janeiro, pessoalmente, com o Sr. Walter Bittencourt, ou pelo telefone 21-2283-3070, ramal 217.
A seguir são relacionados alguns endereços eletrônicos da Fundação TELOS, vinculados ao assunto, que poderão ser consultados pelos Associados à ASASTEL.
PBD - Plano de Benefício Definido - os Benefícios aplicáveis aos participantes do PBD podem ser encontrados no endereço http://www.fundacaotelos.com.br/beneficio_pbd.asp. O texto completo do Convênio de Adesão ao PBD pode ser encontrado no endereço: http://www.fundacaotelos.com.br/pdf/Conv%C3%AAnio_Ades%C3%A3o_Telos_EMBRATEL_PBD.pdf. O Regulamento do PBD, em sua última versão aprovada em 12 de Setembro de 2012, bem como as edições anteriores, podem ser encontrada no endereço http://www.fundacaotelos.com.br/pbd.asp.
PCD - Plano de Contribuição Definida - os Benefícios aplicáveis aos participantes do PCD podem ser encontrados no endereço http://www.fundacaotelos.com.br/beneficio_pcd.asp. Os Institutos relacionados com o PCD podem ser encontrados no endereço http://www.fundacaotelos.com.br/instituto_pcd.asp. O Regulamento do PCD, em sua última versão aprovada em 17 de Junho de 2010, bem como as edições anteriores, podem ser encontrada no endereço http://www.fundacaotelos.com.br/pcd.asp.


6 - O QUE É O SEMEPI?

SEMEPI - Serviços de Exames Médicos Periódicos, Profilaxia e Imunização é um serviço prestado pela ASASTEL a seus Associados que incentiva e promove a realização de exames laboratoriais e clínicos, preventivos periódicos, profilaxias e vacinações diversas. Na Sede a ASASTEL tem o apoio de médico credenciado junto à PAME, com atendimento todas as terças-feiras, a partir das 09:00 horas, sempre com atendimento previamente agendado.
É importante para cada Associado que não descuide de sua saúde; a ASASTEL cumpre a obrigação de alertar a cada Associado, por correspondência, o período próprio para os exames periódicos, com o encaminhamento das requisições de exames laboratoriais correspondentes. Este procedimento não obriga o Associado ser atendido pelo médico disponível na ASASTEL. A escolha do médico é prerrogativa de cada Associado.


7 - O QUE É O PAG?

PAG é o Programa de Acompanhamento Global desenvolvido pela ASASTEL, segmento específico do Sistema SAGA, voltado para a área de Saúde e Envelhecimento, reconhecido como uma iniciativa arrojada e inovadora da Associação visando informar, orientar e estimular os associados a enfrentarem com responsabilidade e sabedoria as mudanças que acontecem com o envelhecimento, além de incentivar seu quadro social na prática de hábitos para preservar a saúde e prevenir doenças, e o uso racional, eficaz e não predatório dos serviços de saúde disponíveis. O PAG incentiva o cuidado, a preservação da saúde e a qualidade de vida.
Para alcançar esses objetivos a Associação implanta ações educacionais individuais e coletivas que favoreçam o auto cuidado para que cada um possa manter a saúde, a liberdade de ir e vir e a autonomia. Com esse trabalho preventivo a ASASTEL visa reduzir os riscos de agravamentos de doenças crônico-degenerativas e evitar internações emergenciais, que apresentam um elevado custo financeiro, físico, social e emocional para o Associado e seus familiares.
A programação do PAG prevê contato direto entre a equipe que desenvolve os trabalhos técnicos e associados eleitos para visitas de avaliação, passo inicial para o processo. Após a vista de avaliação, análise dos dados coletados e consolidação do processo, é proposta visita devolutiva que visa avaliar os resultados junto com o associado. Cabe ressaltar que o PAG, dentro de sua programação regular, atende associados da Sede e das Regionais da ASASTEL, com ampla cobertura.
A ASASTEL, através do PAG oferece ao seu Associado oportunidade de conhecer formas de manter e ampliar a sua saúde, a sua liberdade e o auto cuidado. Participe! Não exite mais! Procure a ASASTEL e esteja informado sobre o PAG


8 - COMO SE DESENVOLVEM AS ATIVIDADES FORA DA SEDE?

As atividades fora da Sede são realizadas de comum acordo entre a Diretoria Executiva e os Representantes Regionais, sempre respeitados os limites orçamentários aprovados para cada período e aprovados pelo Conselho Deliberativo (CODEL). Os critérios para escolha dos eventos a serem realizados nas Representações Regionais são estabelecidos pela Diretoria Executiva, sempre com a possibilidade de ser estudado o interesse local para melhor atendimento ao Associado.

Endereço: Av. Pres. Vargas, 290 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-060
Telefone: 55 21 2283-3070
E-mail: asastel@asastel.org.br