ASASTEL


     


HISTÓRIA

Há pouco mais de 30 anos começava a história de vitórias da ASASTEL. Vale a pena nos recordarmos.

No ano de 1986, a Assembleia de Constituição da ASASTEL teve a presença de 45 empregados da EMBRATEL. Iniciava-se, assim, a nossa Associação.

Em 1991 foi lançado o primeiro número do Informativo Nosso Momento. Você lembra?

Ainda neste ano, o Informativo Nosso Momento nº 03 informava o início dos exames médicos periódicos para os associados. Também, foi inaugurada a Sala de Leitura da ASASTEL, contando com doações da TELOS, da editora MAKRON BOOKS e de alguns associados. A sala recebeu o nome do associado Jayme de Mello Fonseca.

Em 1992 a ASASTEL iniciou a implantação de suas Representações Regionais, começando por Belo Horizonte, com a direção da associada Vera Medrado, e no Recife, sob a direção do associado Genival Santos.

O ano de 1992 marcou a preocupação da ASASTEL com a saúde e o bem-estar de seus associados. Começava o desenvolvimento do Projeto Bem Viver, que traria ações da mais alta importância para todos. Neste ano, a ASASTEL ingressou em juízo pelo recebimento das perdas de benefícios devidos pela TELOS em razão das perdas ocorridas pelo Plano Bresser e Plano Verão.

Em 20 de Agosto de 1997, com o patrocínio da ASASTEL, foi criado o CIBRATEL - Clube de Investimentos dos Empregados e Aposentados da EMBRATEL, com a participação de 2.600 pessoas.

Também no ano de 1997 foi lançado, pela ASASTEL, com o apoio da TELOS, o Programa de Acompanhamento do Aposentado, objetivando o estabelecimento de ações a serem desenvolvidas a partir do levantamento da situação de cada aposentado, voltado, essencialmente, para maior qualidade de vida e bem-estar.

No ano de 2001 a ASASTEL lançou a primeira Campanha de Vacinação contra a gripe, dentro do escopo de conscientização dos associados para com a medicina preventiva. Em dois dias a Campanha contava com 80 inscritos. Tal surpresa animou a direção da ASASTEL à continuidade do Programa Bem Viver.

Sem dúvida, 2001 foi um ano de grandes realizações para a ASASTEL. A grande realização? A aquisição do 9º andar do Edifício Lowndes, à Avenida Presidente Vargas nº 290, no Rio de Janeiro, onde hoje está instalada nossa Sede própria.

Já em 2002, foi inaugurado, na Sede da ASASTEL, belíssimo e funcional auditório, sendo local de importantes reuniões, eventos e palestras para os associados.

No ano de 2004, a ASASTEL iniciou um novo fórum de discussão abordando assuntos de especial interesse e relevância para a Associação e seus associados: as Audiências Públicas.

Em 2007 foi implantado o Escritório Regional de Brasília, visando facilitar a atuação do Representante local e promovendo a aproximação e convivência dos associados. Neste ano, também foi inaugurada a Galeria ASASTEL de Fundadores e Ex-Presidentes da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, no auditório da ASASTEL, no Rio de Janeiro. A placa inaugural da Galeria foi descerrada pela Associada Fundadora Isa Duarte.

Funcionando desde 1992, em dependências alugadas, em 2008 a Representação de Belo Horizonte foi coroada com a aquisição de duas salas.

No ano de 2010, a ASASTEL conquistou excelente vitória em sua trajetória de sucesso, ao vencer a 13ª Edição do Concurso "Talentos da Maturidade", do Grupo Santander, sendo o PAG escolhido na categoria "Programas Exemplares", o que muito nos orgulhou.

Em 25 de fevereiro de 2010, com a presença de Representantes, da Diretoria da ASASTEL, da TELOS, da PAME e membros do quadro de associados, foi inaugurada, no Rio de janeiro, o novo Espaço de Convivência para os Sócios. Cafezinho, chá, água, dois espaços reservados para acesso à internet, biblioteca, videoteca e muito mais.

No dia 19 de janeiro de 2012, a ASASTEL e a PAME firmaram parceria visando incentivar a prática de atividades físicas dos associados que desejassem participar de provas de maratona e outras corridas de longa distância. O acordo envolveu o patrocínio de material esportivo, exames, acompanhamento médico e orientação técnica.

No Fórum de Debates realizado na ASASTEL, em maio de 2013, ficou decidido a apresentação de sugestão à TELOS no sentido de alteração do estatuto para que os reajustes dos benefícios fossem realizados apenas com índices positivos.

Em 2013 a ASASTEL entrou definitivamente na área das mídias sociais, criando sua página no Facebook "Sua ASASTEL" e participando mais das interações tecnológicas.

Nos últimos anos, Audiências Públicas e os esforços junto à TELOS em defesa dos associados, acarretaram na aprovação, em todos os níveis, da extinção de contribuição dos beneficiários do PBD, buscando a ASASTEL, cada vez mais, apoiar, interceder e salvaguardar o direito dos seus, quase, 3.000 associados.

Em 2017, atendendo reivindicações, a ASASTEL, com muito esforço e dedicação, conseguiu celebrar convênio que concede desconto na adesão aos planos de saúde oferecidos pela Prevecorp junto à Operadora Silvestre Saúde.

A todo dia e a todo momento, a ASASTEL trabalha para atender melhor o seu associado. O novo site da ASASTEL é apenas um exemplo de que o intuito da Associação é manter-se atuante e cada vez mais viva e próxima do seu associado.

Junte-se a nós, associe-se e venha fazer parte desta virtuosa história.

Endereço: Av. Pres. Vargas, 290 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-060
Telefone: 55 21 2283-3070
E-mail: asastel@asastel.org.br